Spoiler : Não .
Acho engraçado a relação de amor e ódio dos cristãos com a ciência . Por muitos anos devido aos textos bíblicos sobre a criação do mundo serem muito objetivos as pessoas acreditavam fielmente de forma literal que foi daquela forma descrita por ele . No entanto com o avanço da ciência ficou claro que muitas das afirmações bíblicas estão muito , mas muito erradas . A partir daí é que começa a relação de amor e ódio com a ciência . Ora os cristãos tentam negar o que já está comprovado , como a evolução e Big Bang . Quando percebem que bater de frente com fatos comprovados é como dar socos em ponta de faca eles tentam conciliar o que a ciência já comprovou com sua crença .
Acho a segunda estratégia bem mais saudável que a primeira . Pelo menos através dela não é propagado mentiras que desinformam a população sobre fatos já comprovados . No entanto isso não muda que ela é igualmente errada . Basta ler os textos bíblicos de Gênesis e percebemos uma série de erros . Vamos lá :
Logo no começo temos :
"No princípio Deus criou os céus e a terra." Gênesis 1:1
Já começou com um erro . No início de tudo até onde sabemos havia um ponto muito concentrado que entrou em rápida expansão e só então deu origem a tudo , ou simplesmente o Big Bang . A Terra só surgiria 9 bilhões de anos depois . Mas até que para os cristãos não é tão difícil sair dessa . Considerando que ele está falando da Terra , o planeta , e não do solo e comparando com o que sabemos , de fato em algum momento pós Big Bang o planeta Terra começou a surgir . Baseado no que está escrito ou os teístas subentendem que Deus criou o Big Bang mesmo não estando escrito ou negam que ele criou . Se eles negam então o que criou o Big Bang ? Seria o Big Bang a primeira causa e não Deus ? Acredito mais que teístas optarão pela primeira opção .
Na verdade até tem uma segunda tentativa que seria dizer que na verdade "céus" é o espaço ou seja o universo inteiro , e "terra" é a matéria . Apesar da gritante diferença entre céu e o universo até que dá pra relevar . Mas dizer que terra significa matéria ? Aí realmente forçou a barra . Seja no sentido planeta ou solo existem muitas outras formas de matéria que não é a terra . Matéria é qualquer coisa que tenha massa e ocupe lugar no espaço , assim o hidrogênio , carbono , oxigênio e várias outras moléculas que compõem o ar e água são de fato matéria , tal como o ar e a água são matéria . Vai dizer que com "terra" quem escreveu a Bíblia queria dizer água e ar ? É muita forçação de barra ! Enfim , essa parte não tem muito o que falar . Basta os cristãos optarem pela opção que fica subentendido que ele criou o Big Bang e os textos bíblicos referem-se apenas a criação do Planeta Terra e aparentemente problema resolvido . Segue o jogo !
"Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gênesis 1:2
Nesse trecho fica claro que com "terra" ele não se refere a matéria . No trecho anterior o termo utilizado na bíblia original em foi הָאֶָֽרץ׃ , transliterando fica ha'arets que siginifica "a terra" . Depois no trecho desse versículo foi usado a variação ו ָה ָָ֗אֶרץ transliterando fica veha'arets e significa "e a terra" . Será que ele quis dizer que era a matéria sem forma e vazia e tinha água ? Obviamente não , ele se refere ao planeta . No trecho ele diz que a Terra sem forma e vazia . Vazia , ok . De fato no início não havia vida no início da terra , nem habitantes , nem nada então podemos considerar vazia . Mas sem forma ? A partir do momento que surge o planeta ele tinha uma forma : redondo ! A menos que ele se refira a algum estágio anterior de formação do planeta . Nesse caso não se trata da Terra mas sim de algum pedaço de rocha que ia se se tornar a Terra depois . Falar que se refere a algum estágio anterior a formação da Terra fica ainda mais insustentável por causa da parte que fala que já havia água . Então dizer que é sem forma é sim um erro . Nada muito gritante , mas um erro .
"Disse Deus: "Haja luz", e houve luz." Gênesis 1:3
Luz depois da Terra já existir ? A Terra surgiu 9 bilhões de anos após o Big Bang , muito antes disso já tínhamos a formação de várias estrelas que produzem luz , como a SMSS JO31300.36-670839.3 que tem 13,7 bilhões de anos , ou seja foi formada um pouco depois do Big Bang . Existe até uma suspeita da estrela Matusalém que ao que tudo indica pode ser mais velha que o próprio universo , ou seja teria surgido antes do Big Bang . Cientistas ainda estão estudando melhor ela , mas a existência dela pode mudar completamente a forma que entendemos o surgimento do Universo . Enfim , de qualquer forma um erro grave de apontar que a luz surgiu depois da Terra . Outro comentário que podemos fazer sobre isso é a impossibilidade de "Haja luz" significar a explosão que deu origem ao universo , ou seja o Big Bang como alegado por vários cristãos . Esse post é um exemplo ( créditos na imagem ) :
Como pode o "haja luz" significar o Big Bang se já havia a Terra antes disso ? Simplesmente impossível .
" Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia. " Gênesis 1:4,5
Nenhum erro científico , nada a comentar . No mínimo podemos concluir que já tínhamos o movimento de rotação da Terra . Mas grave essa parte , a coisa vai ficar um pouco mais incoerente daqui a pouco .
" Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. " Gênesis 1:6-8
Fica evidente que seja lá quem escreveu essa parte tinha uma noção completamente diferente de mundo que de alguém dos tempos atuais que já em a noção sobre o espaço sideral . Estamos tão acostumados a saber sobre o espaço que a princípio nem dá pra saber o que seria essas "águas de cima" . Mas pesquisando descobrimos que na época os hebreus tinham uma noção um pouco , digamos ... diferente do temos hoje . Eles acreditavam que o céu era uma espécie de divisória rígida , havia água acima do céu e água abaixo do céu . A água abaixo do céu obviamente eram os rios , mares , lagos e etc .As águas de cima eram simplesmente água se apoiando no firmamento mesmo . Sim , eles não tinham noção de espaço sideral o que é de se esperar de uma sociedade 5 mil anos atrás . Nenhum demérito para quem escreveu mas claramente está errado . A noção era algo mais ou menos assim :
É simplesmente impossível para um teísta negar que não existe um firmamento segurando um monte de água acima de nós . Então as explicações para essa se baseiam em tentar negar que eles tinham essa concepção . O que vai completamente pelo ralo quando observamos passagens como essa em Gênesis 7: 10-12 :
" E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites."
Claramente eles achavam que havia se rompido o tal firmamento e desceu muita água , gerando muita chuva e consequentemente o dilúvio . Uma das explicações que encontro dos teístas é que as águas de cima se referiam a água encontrada no espaço sideral . Isso não faz o menor sentido . Onde fica o firmamento ? Não há nenhuma separação física como um muro ou uma parede entre as águas encontradas em outros planetas ou asteroides e as águas da Terra . O que há na verdade é uma distância muito grande devido a eles estarem em lugares muito distantes , tal como a água de um rio no Japão e um rio na Bulgária e nem por isso podemos dizer que há um firmamento entre os dois . Caso haja alguma dúvida que "firmamento" significa algo rígido é só lembrar que o termo "raqia" usado na hora de se referir ao firmamento significa uma placa rígida, ampla e sólida, que possui certa espessura. Deriva-se da raiz raqa' , designando a ação de expandir um metal batendo-o com um martelo, o processo de se fazer uma placa metálica , motivo pelo qual algumas traduções bíblicas , inclusive a que estou usando , usam a palavra "expansão" em vez de "firmamento" , mas refere-se a mesma coisa .
Mesmo que ele queira interpretar a água de cima como a água na atmosfera não faz sentido porque não há firmamento entre elas . Inclusive ao se olhar bem de perto a água evaporando não dá pra saber direito onde é água líquida e onde é água em vapor . Então temos um outro grande erro científico , talvez o mais grave de todos pois se trata de uma concepção totalmente errada de mundo . Já são pelo menos 3 .
" E disse Deus: "Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca . E assim foi. À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom." Gênesis 1:9,10 "
Uma curiosidade dessa parte é que novamente para falar de "terra" ele usou o termo אֶרץ que transliterado é "'erets " , o que deixa claro que lá no começo ele não se referia a matéria , mas sim a terra no sentido solo mesmo . Isso nos traz o questionamento inclusive se ele se referia ao planeta Terra lá no começo , o que deixaria os textos ainda menos críveis , mas deixa pra lá . Para muitos cristãos essa seria uma parte que comprova a veracidade da Bíblia , pois sabemos que em dado momento da história os continentes estavam unidos na Pangeia . O trecho diz que apareceu uma porção seca . De fato afirmar que no início havia uma só porção de terra é correto , mas dizer que era a Pangéia está errado . Na verdade os primeiros foram Vaalbara (ainda só teoria) e Ur , que existiram em épocas bem diferentes . Novamente mais um trecho que não há muito a comentar por não ter erros científicos .
" Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que dêem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies . E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia." Gênesis 1:11-13
Se formos nos basear nos textos bíblicos entendemos que as primeiras formas de vida foram as vegetações . Sabemos que as primeiras formas de vida foram seres unicelulares parecidas com bactérias . Algum cristão poderia argumentar que é porque as pessoas da época não entenderiam o conceito de bactéria então ele explicou só o geralzão . Novamente errado , se ele quisesse poderia comparar com vermes , e insetos menores que um grão de mostarda . Na certa todo mundo ia entender . Além do mais , um deus onipotente capaz de criar um universo não ia ser capaz de criar uma explicação correta do universo que ele mesmo criou de modo que um povo antigo sem muito conhecimento ia ser capaz de entender ? Se ele é onipotente deveria ser capaz de fazer isso . Mas calma que a sequência fica ainda pior . Lembra-se quando disse para gravar aquela parte em Gênesis 1 , 4-5 ? Pois é , ela dizia que havia a separação entre dia e noite . Então no mínimo deveria existir o Sol para fornecer luz no dia , correto ? Não para a Bíblia . Para ela a luz vem de algo que não é o Sol , afinal esse só vai ser criado no 4º dia . Sabemos que a única fonte de luz de nosso planeta é o Sol , se a Bíblia diz que o Sol não existia então é um grave erro científico . Até porque sabe-se hoje que a idade da Terra e Sol são bem parecidas , com no máximo 100 mil anos a mais para o Sol . E esse nem é o pior erro de implicar que não havia Sol .
" Disse Deus: "Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos, e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra". E assim foi. Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quarto dia." Gênesis 1:14-19
Como vimos as plantas foram criadas no dia anterior . Como podem as plantas viver sem um sol ? Como realizariam fotossíntese ? Esse é de longe o erro mais grave até agora . As explicações não convencem . Alguns cristãos argumentam que esse dia é literal , ou seja as plantas ficaram no máximo 24 horas sem sol , o que não compromete a vida delas . Se for isso tudo bem , de fato nenhuma planta vai morrer por ficar só 24 horas sem sol .Mas se for considerar os dias bíblicos como literais aí sim temos erros muito grotescos que simplesmente impossibilitariam todos os outros pontos até agora . Falaremos sobre isso em outros posts . Além de ser um erro grotesco coloca em cheque outra afirmação cristã que fala justamente o contrário , que esses dias não são literais . Quando convém é literal e quando não convém não é ? Simplesmente não cola , mas como eu disse em outro post falaremos mais sobre dias literais x tempo aleatório .
Outro argumento usado pelos cristãos para tentar contornar esse grave problema é que a tradução estava errada , na verdade já existia sol mas ele estava encoberta por nuvens o suficiente para as plantas realizarem fotossíntese mas não o suficiente para clarear o dia . Vamos relembrar , o texto em questão é :
“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Gênesis 1:14”
Para eles o “haja” vem no sentido de “aparecer” , ou seja já existir previamente mas ainda não se mostrar . Acontece que isso não faz sentido ! "Haver" pode ter muitos significados dependendo do contexto , mas em todas as outras vezes que apareceu no capítulo sempre deu a ideia de algo que começou a existir e não que já existia previamente se revelando . Por exemplo quando ele diz “Haja luz” sendo que momentos antes no mesmo capítulo é deixado claro que só havia trevas , entendemos que a luz começou a existir . Ou quando ele diz “Haja a expansão no meio das águas” e depois essa expansão acontecendo entendemos que tal expansão não existia antes e começou a existir a partir dali . Então porque só nessa parte “haja” vai ter um sentido completamente diferente ?
E outra , quando no mesmo capítulo o autor quis dizer sobre algo já existir previamente antes e se revelar ele usou o termo “Aparecer”, que faz muito mais sentido . Ele disse isso na parte do aparecimento da terra . Faz mais sentido significar aparecer porque no fundo da água provavelmente havia terra e não água ao infinito de profundidade ou simplesmente com nada abaixo da água . Claramente então podemos concluir que os luminares a qual ele se refere em Gênesis 1:14 passaram a existir naquele momento , e não existiam antes mas passaram a existir .
Como sempre ao serem confrontados com inveracidades de seus textos , cristãos tem mania de argumentar que na verdade na tradução correta dos textos originais significaria aparecer e existindo antes e não começar a existir a partir dali . No entanto ao pesquisar os textos hebraicos antigos em que ela foi escrita vemos que quando eles quiseram se referir a “haja” no sentido de começar a existir a partir dali , também usado nos trechos “haja luz” , “haja a expansão” foi YËHY , exatamente o mesmo que aparece no trecho da criação do sol . Para "aparecer" , no sentido de já existir mas se mostrar o termo usado foi VËTERÅEH , ou seja não tem nada a ver um com o outro . Claramente os luminares passaram a existir naquele momento .
No dicionário hebraico antigo :
VËTERÅEH : temer; honrar, respeitar / ver, enxergar; entender; observar .
YËHY : assim seja; seja, será; esteja; haja /fazer, causar, criar
Como vemos dependendo do contexto ela pode significar coisas diferentes , pelo contexto que eles estão inseridos fica claro que :
VËTERÅEH : Ver, enxergar; entender; observar;
YËHY : Fazer, causar, criar;
Veja :
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz.”
Gênesis 1:3
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יְהִי אוֹר וַיְהִי-אוֹר:
VAYËHY OR: OR YËHY ELOHYM VAYOMER
E houve luz. Luz Haja Deus E disse .
“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos[ou estações] determinados e para dias e anos.”
Gênesis 1:14
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יְהִי מְאֹרֹת בִּרְקִיעַ הַשָּׁמַיִם לְהַבְדִּיל בֵּין הַיּוֹם וּבֵין הַלָּיְלָה וְהָיוּ לְאֹתֹת וּלְמוֹעֲדִים וּלְיָמִים וְשָׁנִים:
BIRËQYA MËOROT YËHY ELOHYM VAYOMER HAYOM BEYN LËHAVËDYL HASHÅMAYM LËOTOT VËHÅYU HALÅYËLÅH UVEYN ULËYÅMYM ULËMOADYM VËSHÅNYM
Na expansão dos luminares Haja Deus e disse : o dia entre para haver separação céus , para sinais e sejam (eles) a noite ; e (entre) e para dias e para tempos (ou estações) determinados e anos
“Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas". Gênesis 1:6
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יְהִי רָקִיעַ בְּתוֹךְ הַמָּיִם וִיהִי מַבְדִּיל בֵּין מַיִם לָמָיִם
RÅQYA BËTOKH YËHY ELOHYM VAYOMER MAYM BEYN MAVËDYL VYHY HAMÅYM LÅMÅYM:
No meio das uma expansão Haja Deus : E disse águas entre separação e haja aguas , e águas. {lit.: para águas}
“E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi.” Genesis 1:9
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים יִקָּווּ הַמַּיִם מִתַּחַת הַשָּׁמַיִם אֶל-מָקוֹם אֶחָד וְתֵרָאֶה הַיַּבָּשָׁה וַיְהִי-כֵן
MITACHAT HAMAYM YQÅVU ELOHYM VAYOMER HAYABÅSHÅH VËTERÅEH EL MÅQOM ECHÅD HASHÅMAYM VAYËHY KHEN:
debaixo dos as aguas Ajuntem-se Deus: E disse a porção seca e apareça num lugar; céus : E assim foi .
Claramente o autor quis dizer que os limites começaram a existir naquele momento .
Caso não tenha ficado convencido ainda , no mesmo capítulo o termo YËHY foi usado através da variável VAYËHY , no trecho em que Deus cria Adão . Ou seja Adão não existia e passa a existir . Ao passo que ao longo da bíblia VËTERÅEH foi usado várias vezes sempre com a ideia de algo se revelando mas já existindo antes . Exemplo é no trecho que aparece a variável VATIRËEHU em Êxodo 2:6 em que um homem vê um bebê chorando após abrir um cesto . O termo é usado justamente na palavra atribuída a “ver”. Repare , o bebê já existia antes mas não era possível vê-lo devido a ele estar envolto no cesto , ao abrir ele é revelado . Assim acontece na bíblia inteira , com YËHY dando a ideia de criado do nada e VËTERÅEH a ideia de se revelando .
Ainda sobre a tradução , eles alegam que os termos usados para "luz" mudam , logo não se tratam da mesma coisa . Bom , de fato no "Haja luz" o termo para luz é אֹור , que transliterado fica 'or enquanto que na parte dos luzeiros o termo é מאֹרֹ ֹ֙ת , transliterando fica me'orot . Sabe o que isso significa ? Isso mesmo , que aliando com a correta interpretação de "haver" e "aparecer" podemos concluir que de fato a Bíblia afirma que a luz do dia não vem do Sol e que o Sol surgiu só no quarto dia . Ou seja confirma o erro bíblico . E ainda refuta quem tentar alegar que o Sol já existia antes pois o termo para luz é diferente . Depois eles tentam alegar que é usado um termo referente a "fazer" ( a·sáh ) e não "criar" ( ba·rá ) , que seria a prova que ele estaria fazendo eles tomarem nova posição mais visível mas que já existiam antes . Não sei de onde eles tiraram esses termos , até onde se percebe nos textos esses termos não existem ! O amigo leitor poderá conferir na íntegra os textos inteiros dessa e das outras partes nas referências caso queira , mas para facilitar deixarei o trecho completo do quarto dia aqui :
Como pode ver YEHY está lá mas a-sáh não . Caso consideremos vaya'as como uma variável porque "vaya" seria um indicativo de completar uma ação também observado em " vayarə " em Genêsis 1:10 e 1:12 que significa "Ele viu" , e "'as" seria uma variável de "a-sáh" e quando empregado no final de uma palavra indica algo como "fazer" , a união dos dois indicaria algo como"feito" , então simplesmente isso é só um indicativo de conclusão de uma ação .
No mesmo capítulo quando ele cria a separação entre água de cima e água de baixo exatamente o mesmo termo é usado . Ora , isso não significa que a separação entre as águas existia antes e ele apenas a tornou visível , na verdade não tem nada a ver um com o outro . É totalmente possível criar algo a partir daquele momento e deixa-lo mais nítido um pouco depois , isso não significa que eles não surgiram naquele momento . Até porque o termo usado na hora de se referir a criar é YEHY , que indica que surgiu naquele momento e não apenas apareceu .
Diante de tantas evidências fica realmente difícil acreditar que no trecho em que Deus cria o Sol depois das plantas na verdade queria dizer que ele já havia sido criado antes e apenas se revelou . Ainda sobre esse trecho outro erro realmente grave é afirmar que as estrelas surgiram a partir dali , sendo que sabemos que existem muitas estrelas bem mais velhas que a Terra . Fora também que afirma que a lua é um luminar , ou seja produz luz , sabemos hoje em dia que a lua não tem luz própria . Ela é iluminada pelo sol .
" Disse também Deus: "Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu . Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra . Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia." Gênesis 1:20-23 .
Sabemos que as primeiras formas de vida surgiram na água , mas nem de longe se pareciam peixes . E não estou sendo terminologista como fazem as pessoas que criticam a Bíblia por ela dizer que morcegos são aves . Não , as primeiras espécies de fato se pareciam muito mais com bactérias do que com peixes . Somente depois de milhões de anos é que surgiram os primeiros peixes no período conhecido como era Paleozóica , entre 500-438 milhões de anos atrás . Um detalhe interessante é que ao contrário do que diz a Bíblia os peixes surgiram antes das plantas terrestres . Essas surgiram entre 438-408 milhões de anos atrás . Mais um grave erro para a conta da Bíblia .
Fonte : Atica Educacional .
Sobre as aves , é dito no mesmo versículo que elas surgiram depois dos peixes e depois das plantas . Isso de fato está correto . As primeiras espécies a voar foram os dinossauros , com os pterodáctilos e depois surgiram as aves . Na verdade segundo a taxonomia correta as aves em tese são dinossauros e os pterodáctilos nem são dinossauros , mas isso para essa discussão não faz tanta diferença . O que importa é que em nenhum momento da criação é mencionado os dinossauros . E eles existiram na Terra por um tempo bem maior que os humanos . No texto fica claro que ele se refere as aves como conhecemos hoje , como se elas surgissem prontas , o que novamente é um erro científico .
" E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom." Gênesis 1:24,25 .
O mesmo erro do ponto sobre as aves ao não mencionar a evolução da espécies . Dando a ideia que todos já surgiram prontos . O que está errado .
" Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Gênesis 1:26
Por fim , novamente o mesmo erro ao desconsiderar a evolução humana . Vamos agora recapitular os principais erros bíblicos de Gênesis até agora :
1- Diz que no princípio houve a terra e os céus , o que está errado pois a primeira coisa a surgir foi o Big Bang ;
2- Diz que a Terra era sem forma quando na verdade tem forma ;
3- Diz que havia água antes da luz ;
4- Diz que a Terra existia antes da Luz ;
5- Diz que a Terra tem um firmamento nos céus que separa a água de cima das águas de baixo ;
6- Diz que a vegetação surgiu antes do Sol ;
7- Diz a vegetação surgiu antes dos peixes ;
8- Desconsidera toda a evolução dando a entender que os seres surgiram prontos ;
9- Dá a entender que as primeiras formas de vida foram plantas e não seres unicelulares primitivos ;
10- Diz que a luz do dia não vem do sol ;
11- Diz que as estrelas surgiram depois da Terra ;
12- Diz que a lua tem luz própria ;
Pois bem , acho que depois de tantos erros fica claro que a resposta é que ou você acredita em Gênesis ou acredita na ciência . Os dois ao mesmo tempo não dá . Eu não sei o amigo leitor , mas eu prefiro acreditar na ciência do que em um livro escrito a 5 mil anos atrás por pessoas que não tinham o mínimo de conhecimento científico . Na verdade dá pra tirar bem mais erros científicos da Bíblia , principalmente na questão de quanto tempo é esses "dias" , afirmações que a Terra é plana e vários outros erros . Para saber sobre eles veja esse post .
Referências :
Argumentos dos cristãos :
https://noticiasbiblia.wordpress.com/2016/01/26/descobertas-cientificas-comprovam-genesis/comment-page-1/
http://logosapologetica.com/resposta-ao-deus-criou-plantas-antes-sol-mas-elas-nao-sobrevivem-sem-fotossintese/#axzz5TxBpBMId
https://defendendoafecrista.wordpress.com/2015/09/07/como-deus-criou-as-plantas-antes-do-sol-se-elas-nao-sobrevivem-sem-fotossintese/
Bíblia em hebraico antigo :
http://www.adventistas.com/wp-content/uploads/2013/07/BIBLIA+EM+HEBRAICO+TRANSLITERADA+E+PORTUGUES+INTERLINEAR_2a_Edicao_12_06_2011_e-Book.pdf
Significado de raqia :
https://pt.wikipedia.org/wiki/Firmamento
http://www.newadvent.org/cathen/06079b.htm
Dados de idade da Terra , estrelas e como surgiu a água :
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/qual-idade-terra.htm
https://www.listadecuriosidades.com.br/universo/como-surgiu-a-agua-na-terra/
https://super.abril.com.br/blog/supernovas/cientistas-encontram-estrela-mais-antiga-conhecida-no-universo/
Continentes :
https://www.youtube.com/watch?v=BKGv740PwB0
Bíblia em Hebraico PDF :
Tradutor hebraico antigo para português e pesquisar palavras em hebraico antigo na Bíblia:
Surgimento das espécies de animais , plantas e espécies que voam :
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/acervo.aspx?cod=493
https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/nova-especie-de-pterossauro-descoberta-na-argentina-20018733
based